Além da cor da pele, a cor dos cabelos influencia muito no resultado da sua make. Morenas, ruivas e loiras podem usar praticamente qualquer cor na maquiagem, basta ajustar um pouquinho os tons e tá tudo certo. Mas e quando a gente tem uma cor de cabelo totalmente fora do natural, tipo azul, laranja ou roxo, #comofas?
Algumas tonalidades de cabelo podem acentuar manchas, olheiras e cicatrizes, o que obriga a pessoa a andar sempre muito maquiada, a não ser que tenha sido abençoada com uma cutis impecável. As cores mais bandidas são as cítricas - verde limão, amarelo, laranja - e as muito clarinhas, como tons fantasia e loiros platinados. Elas ressaltam até o que a gente nem sabia que tinha no rosto, dedurando cada passeio sem filtro solar, noite mal dormida ou barra de chocolate extra.
Tenho mechas coloridas nos cabelos desde 31 de dezembro de 2006. Sabe aquele sentimento de "ano novo, vida nova"? Pois é, eu tava nessas, rsrs. Elas se mantiveram no mesmo lugar ao longo dos anos, com algumas alterações de área e tal, mas sempre nas laterais. Já usei roxo, azul, verde, turquesa, vermelho, laranja... também já me deixei dominar pela preguiça até ficar quase sem cor, desbotadão mesmo meio sem dignidade. Algumas vezes misturei duas cores, como verde e roxo, turquesa e azul, turquesa e amarelo... É muito divertido brincar com os cabelos!
Baseada na minha experiência com cabelos coloridos e como maquiadora, resolvi montar algumas dicas pra ajudar as rainbowgatas a não errarem na produção! :D
1) Se o seu cabelo ressalta as imperfeições do rosto, principalmente olheiras e marcas de espinhas, não exite em lançar mão dos seus amigos inseparáveis: base de boa cobertura, corretivo e pó. Se não estiver afim de fazer aqueeela produção, arremate só com rímel, blush e um batonzinho básico. Faz muita diferença!
2) Evite combinar a cor da sombra com o cabelo, pois fica muito monótono. Cabelo azul e sombra azul...zzzzróinc! Ainda mais se for na mesma tonalidade. Eu sei que quando se curte determinada cor ela pode virar uma obsessão. Acreditem, passo por isso até hoje! Sem querer a gente acaba comprando muita coisa dessa cor e quando olha no espelho se percebe toda trabalhada na monotonia monocromia. As ousadinhas podem optar por cores complementares. Por exemplo, se seu cabelo tem uma cor quente - vermelho, laranja, amarelo, rosa - use uma cor fria nos olhos - verde, lilás, azul. Pode até ter cabelo rosa e usar sombra vermelha ou laranja, mas evite usar a mesmíssima cor. Outra opção são as sombras neutras como preto, marrom, cinza e bege, não subestime-as jamais!
3) Na hora de escolher o batom, vá com calma. Seu cabelo certamente já chama a atenção. Se os olhos estiverem supercoloridos ou bem marcados com sombra escura, opte por um batom nude ou gloss transparente. Se estiver afim de um batonzão, pegue leve nos olhos e não carregue tanto no blush, ok? Às vezes a gente capricha tanto em cada parte que o todo fica over e ninguém enxerga você debaixo dessa mistura louca.
4) Independente da cor das suas madeixas, lembre-se de que a maquiagem existe pra realçar a sua beleza e não para escondê-la!
Claro que essas dicas são apenas pra dar um norte na sua produção, pois não existe regra absoluta. Experimente de tudo, sem esquecer da sua personalidade. Pra complementar, aí vai uma compilação de tutoriais que fiz pro Sweetest Person e pro Cosmeticagem no ano passado e no comecinho de 2011. Para ser direcionada aos tutoriais basta clicar em "tutorial" :}
Espero que as dicas tenham sido úteis. Qualquer dúvida é só comentar nesse post.
Essa semana vai ter tutorial aqui, PREPAREM-SE! E sintam-se à vontade para sugerir temas, ok?
Beijos!
@barbimake